"Corpos em protesto: reflexões sobre dança e política ", Por Maria José Fazenda.


Culturgest (Pequeno Auditório) - 29 de Setembro (18:30h)

Conferência promovida pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Bailarinos e coreógrafos têm, desde o início do século XX, encontrado na dança uma forma de afirmação, de crítica ou de contestação da realidade política que lhes é contemporânea. Pela forma como os corpos se movimentam, pelos modos como interagem uns com os outros, ou pelos figurinos e cenários que se exibem ou palavras que se proferem, o espaço teatral transforma-se num campo de expressão de carácter político. O que é que, concretamente, afirmam, criticam ou contestam estes corpos? Procuraremos respostas através da análise de várias obras, desde as de José Limón ou as do New Dance Group, até às de Ea Sola ou de Mathilde Monnier, passando pelas de Yvonne Rainer ou de Bill T. Jones, para além de outros exemplos.
Maria José Fazenda

Texto e imagem: website da Culturgest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos reservados © CDI 2008

Autores do blogue:
Manuel Moreno (CDI-MM)
Lília Rodrigues (CDI-LR)

Propósito do blogue:
Este blogue pretende ser um espaço de comunicação e divulgação de informação entre o CDI-ESD e os seus utilizadores, assumindo 2 principais objectivos:

1. Divulgação de eventos relacionados com a dança em Portugal (espectáculos, encontros, seminários, cursos, etc.)

2. Organização de um conjunto de ligações (links) de entidades (companhias, escolas, fundações, organizações, bibliotecas, etc.) relacionadas com a dança em Portugal.