"Against Architecture", Bruno Listopad


Centro Cultural de Belém (Sala de Ensaio) - 23 de Maio (19h)


Against Architecture, trabalho do coreógrafo português Bruno Listopad, vai buscar o nome ao livro de Denis Hollier, por sua vez baseado nos escritos de Georges Bataille. Para este teórico francês, o edifício era uma representação opressiva de um poder que procurava controlar os seus habitantes. Bruno Listopad adaptou esta ideia ao contexto performativo e associou o carácter opressivo da arquitectura à estrutura da representação teatral, na qual os performers se inscrevem de acordo com os desejos de um mestre que transcende o objecto da sua criação. Com este trabalho, Bruno Listopad criou um paralelo entre as teorias da Internacional Situacionista – um movimento composto por um grupo de activistas que, sob a direcção de Guy Debord, lutou contra a alienação na sociedade a qual chamavam a (sociedade do espectáculo) e a maquinação despótica da representação teatral, que entra em conflito com a aspiração do performer em obter unidade com a obra de arte. Em Against Architecture, dois performers revelam a fricção entre a sua identidade e o papel que assumem. Against Architecture ambiciona questionar a ontologia da coreografia e as políticas inerentes à sua criação. Depois de se ter iniciado na dança clássica e contemporânea em Portugal, Bruno Listopad mudou-se para a Holanda para estudar na Rotterdamse Dansacademie. Desde a sua estreia, durante o Holland Dance Festival ’98 com o dueto Jesus Loves You, que surpreende a cena da dança holandesa com as suas criações, tendo já recebido diversos prémios.
Texto e imagem: página web do CCB.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos reservados © CDI 2008

Autores do blogue:
Manuel Moreno (CDI-MM)
Lília Rodrigues (CDI-LR)

Propósito do blogue:
Este blogue pretende ser um espaço de comunicação e divulgação de informação entre o CDI-ESD e os seus utilizadores, assumindo 2 principais objectivos:

1. Divulgação de eventos relacionados com a dança em Portugal (espectáculos, encontros, seminários, cursos, etc.)

2. Organização de um conjunto de ligações (links) de entidades (companhias, escolas, fundações, organizações, bibliotecas, etc.) relacionadas com a dança em Portugal.