Festival Madrid Dança em Lisboa

Teatro Camões, 8 a 11 de Abril de 2010

Madrid Dança em... é um festival que tem como objectivo exportar e promover a cultura da dança de Madrid noutros países, criando um espaço novo de diálogo e difusão cultural entre países através do formato de Festival de Dança. Como objectivo prioritário, este festival propõe realizar intercâmbios com companhias de dança contemporâneas.

Historial

O primeiro festival foi realizado em Praga (República Checa), em 2006. Para complementar os quatro dias de festival, foram realizadas actividades paralelas: workshops de divulgação e mesas redondas com intercâmbios de opiniões. O ponto culminante aconteceu no quinto dia, através de uma gala de solistas, com os bailarinos principais das companhias de Madrid e os solistas de renome das companhias locais. O sucesso da proposta levou à repetição posterior, nas cidades de Roma (2007), Varsóvia (2008) e Buenos Aires (2009), recreando o modelo original, com pequenas variações.

Em Portugal

Em Lisboa, o festival tem o apoio da CNB, residente no Teatro Camões, como anfitriã. O parceiro local é a companhia VORTICE Dance Company, que está envolvida com um espectáculo de 30 minutos.

Desta vez, as companhias que participam no festival são:

Larumbe Danza- sedeada em Coslada, Madrid, com a obra AZUL OU O RITMO DA VIDA

Losdedae - companhia com sede em Alcala de Henares - Prémio Nacional Dança-Interpretação 2006 com a obra ME AMONTONO

Dani Pannullo Dance Theatre Company - com a obra DESORDANCES 4

Arrieritos - Prémio Nacional de Dança 2004, com um excerto da obra DESPÍDETE DE TI, CARMEN

Vortice Dance Company - Sob a direcção artística dos coreógrafos e bailarinos Cláudia Martins e Rafael Carriço, a companhia VORTICE.Dance, é residente no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

Texto e imagem: website da CNB.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos reservados © CDI 2008

Autores do blogue:
Manuel Moreno (CDI-MM)
Lília Rodrigues (CDI-LR)

Propósito do blogue:
Este blogue pretende ser um espaço de comunicação e divulgação de informação entre o CDI-ESD e os seus utilizadores, assumindo 2 principais objectivos:

1. Divulgação de eventos relacionados com a dança em Portugal (espectáculos, encontros, seminários, cursos, etc.)

2. Organização de um conjunto de ligações (links) de entidades (companhias, escolas, fundações, organizações, bibliotecas, etc.) relacionadas com a dança em Portugal.