Coppélia ou a Rapariga dos Olhos de Esmalte

Teatro Camões
Março:
19, 20, 21, 27, 28 às 21h
22, 29 às 16h
Abril:
2, 3, 4 às 21h
4 às 16h
Tardes Família:
21, 28 de Março às 16h

Coppélia ou a Rapariga dos Olhos de Esmalte conta a história de um misterioso e algo excêntrico Dr. Coppélius que fabrica uma boneca dançante, de proporções humanas, com o sonho de lhe insuflar vida, para que ela se torne humana.
Esta boneca é de tal modo real em aparência que prende aos seus encantos o jovem Franz, camponês da aldeia, que relega assim para segundo plano o seu verdadeiro amor, Swanilda. Empenhada em “desarmar” Franz e revelar-lhe o seu louco desvario, Swanilda faz-se passar pela boneca animada de vida… Dentro da oficina do Dr. Coppélius, a acção termina com o desencanto do velho cientista, enquanto que Franz compreende o seu equívoco.
O noivado de Franz e Swanilda, no qual participam todos os habitantes da aldeia, constitui o desenlace desta encantadora história.
Coppélia ou A Rapariga dos Olhos de Esmalte é talvez o bailado que mais se destaca dentro do seu género. Em tons leves e sentimentais, emancipa-se do ballet romântico, em declínio na época, e torna-se um sucesso imediato com o humor, a vivacidade das danças nacionalistas, os divertissements e o virtuosismo técnico que lhe são próprios, antecipando assim o surgir do bailado clássico.
Texto e imagem: página web CNB.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos reservados © CDI 2008

Autores do blogue:
Manuel Moreno (CDI-MM)
Lília Rodrigues (CDI-LR)

Propósito do blogue:
Este blogue pretende ser um espaço de comunicação e divulgação de informação entre o CDI-ESD e os seus utilizadores, assumindo 2 principais objectivos:

1. Divulgação de eventos relacionados com a dança em Portugal (espectáculos, encontros, seminários, cursos, etc.)

2. Organização de um conjunto de ligações (links) de entidades (companhias, escolas, fundações, organizações, bibliotecas, etc.) relacionadas com a dança em Portugal.