"Bal Moderne"


Culturgest (palco do Grande Auditório), 21 a 23 Fevereiro (das 16 às 20h)
O Bal Moderne volta à Culturgest depois de aqui ter estado em 2005 e 2006 com enorme sucesso. Três danças de aproximadamente 3 minutos cada, especialmente concebidas por coreógrafos consagrados ou que agora se revelam, são ensinadas ao público num Baile. Cada dança aprende-se em 45 minutos, num ambiente agradável e festivo, totalmente oposto ao de uma lição de dança convencional e mais descontraído do que o de uma discoteca da moda.Nem a idade, nem o jeito para dançar são obstáculo ao prazer de participar no Baile. A mistura equilibrada das diferentes danças propostas durante a matiné permite que toda a gente encontre aquela que tem mais a ver consigo. As coreografias são concebidas para não excluir ninguém, nem mesmo aqueles que venham sem par ou que achem que não têm jeito para dançar. Mas as crianças pequenas não devem vir. A experiência de outros anos demonstrou que não se divertem e atrapalham os mais velhos. Por isso limitamos a participação a maiores de 12 anos.Não há nenhuma noção de espectáculo no Bal Moderne. O importante não é ser melhor do que o outro, mas participar. A finalidade é dançar em conjunto numa atmosfera em que predomina o calor humano, a entreajuda, o divertimento.Algumas pessoas são recrutadas para ajudar. Como aprenderam as danças antes, servem de referência visual para o público.O Baile é animado por um DJ. Entre cada sessão de 45 minutos há uma pausa de 15 minutos. Tempo para dançar ‘livremente’, ou para descansar, conversar ou ir ao bar tomar qualquer coisa. Depois de aprendidas as três coreografias o baile prossegue. O DJ põe música, as pessoas dançam como querem. De vez em quando volta-se às coreografias que foram aprendidas.
Texto e imagem: página web da Culturgest.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos reservados © CDI 2008

Autores do blogue:
Manuel Moreno (CDI-MM)
Lília Rodrigues (CDI-LR)

Propósito do blogue:
Este blogue pretende ser um espaço de comunicação e divulgação de informação entre o CDI-ESD e os seus utilizadores, assumindo 2 principais objectivos:

1. Divulgação de eventos relacionados com a dança em Portugal (espectáculos, encontros, seminários, cursos, etc.)

2. Organização de um conjunto de ligações (links) de entidades (companhias, escolas, fundações, organizações, bibliotecas, etc.) relacionadas com a dança em Portugal.