"Quick Silver", de Ko Murobushi

28 e 29 Nov 2008 - 21:00, PEQUENO AUDITÓRIO - SALA EDUARDO PRADO COELHO - CCB
Integrado no ciclo "Mishima, um Esboço do Nada"
Ko é um dos mais conhecidos e aclamados artistas de butô do mundo e é reconhecido no Japão como o principal herdeiro da versão original do Butô de Hijikata.
Na década de sessenta, Ko Murobushi estudou com Tatsumi Hijikata, o coreógrafo japonês fundador do butô, uma inovadora técnica de movimento. Em 1974, Ko fundou a companhia feminina de butô Ariadone e dois anos mais tarde o grupo exclusivamente masculino Sebi, e foi com a co-produção entre estes dois grupos Le Dernier Eden – Porte de L’Au-de-La, estreada em 1978 em Paris com enorme sucesso, que Ko despertou o interesse dos europeus para o butô. Desde então o seu trabalho prosseguiu aliando a vontade de aprofundar a ligação às raízes japonesas com a abertura para integrar no butô influências de todo o mundo. Ko Murobushi tem participado em inúmeras co-produções internacionais, apresentando espectáculos e recebendo prémios em todo o mundo. Em 2003 fundou a sua companhia Ko&Edge com três jovens bailarinos japoneses.
Texto e imagem: página web do CCB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos reservados © CDI 2008

Autores do blogue:
Manuel Moreno (CDI-MM)
Lília Rodrigues (CDI-LR)

Propósito do blogue:
Este blogue pretende ser um espaço de comunicação e divulgação de informação entre o CDI-ESD e os seus utilizadores, assumindo 2 principais objectivos:

1. Divulgação de eventos relacionados com a dança em Portugal (espectáculos, encontros, seminários, cursos, etc.)

2. Organização de um conjunto de ligações (links) de entidades (companhias, escolas, fundações, organizações, bibliotecas, etc.) relacionadas com a dança em Portugal.