Beautiful Me, de Gregory Maqoma


Culturgest, dias 23 e 24 Setembro (21:30h)

Para a criação do solo Beautiful Me, o coreógrafo e performer sul-africano Gregory Maqoma partiu de alguns minutos de material coreográfico – movimento, música e texto – que lhe foram oferecidos por três coreógrafos de nomeada – Akram Khan, Faustin Linyekula e Vincent Sekwati Mantsoe – que admira pelo facto de, ainda jovens, serem mestres no domínio da sua arte, e por as suas linguagens coreográficas, abordagens da tradição e estilos, embora diferentes entre si, terem uma comum profundidade e humanidade. Através de uma série de encontros com os três artistas e de um apurado estudo, Maqoma propôs-se criar uma extensão sua do material fornecido e ao mesmo tempo criar com seu corpo e no seu corpo um verdadeiro reflexo dos artistas escolhidos. O seu corpo torna-‑se assim um retrato em movimento, reinterpretando emoções e histórias e traduzindo criativamente, a partir da tradição e da linguagem, elementos que lhe eram pouco familiares. Beautiful Me foi uma encomenda do FNB Dance Umbrella e o seu processo de desenvolvimento passou por residências artísticas no Maine (Bates Dance Festival), Estados Unidos, em Londres, em Joanesburgo (Dance Factory) e em Paris (Centre National de la Danse).A música ao vivo tem um papel fundamental neste trabalho, e para o seu desenvolvimento Gregory Maqoma trabalhou com quatro músicos de origem africana que se distinguem pelas toadas especificamente africanas que tiram dos seus instrumentos e pela sua dedicação ao aprofundamento deste género musical.
Imagem e texto: página web da Culturgest
Pode aceder a toda a informação sobre o espectáculo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos reservados © CDI 2008

Autores do blogue:
Manuel Moreno (CDI-MM)
Lília Rodrigues (CDI-LR)

Propósito do blogue:
Este blogue pretende ser um espaço de comunicação e divulgação de informação entre o CDI-ESD e os seus utilizadores, assumindo 2 principais objectivos:

1. Divulgação de eventos relacionados com a dança em Portugal (espectáculos, encontros, seminários, cursos, etc.)

2. Organização de um conjunto de ligações (links) de entidades (companhias, escolas, fundações, organizações, bibliotecas, etc.) relacionadas com a dança em Portugal.